Etiquetas

terça-feira, 11 de setembro de 2012

CARTA PARA MEU IRMÃO

Miguel ângelo,
Sem qualquer razão aparente, deu-me para folhear um velho álbum de fotografias. O meu primeiro álbum com as fotos dos meus primeiros anos de vida. E lá estavas tu, ao meu lado, sempre protetor… A diferença de idades, cerca de um ano, justifica que em quase todas as fotos dessa época, estejas a meu lado.
Onde quer que te encontres, deves “saber” que escrevi uma carta a nossa irmã. Na verdade, meia-irmã mas isso nunca fez diferença para nós. Foi sempre a nossa irmã mais velha que, cronologicamente, admirámos, criticámos, aconselhámos e finalmente nos causou imensa pena assistir ao seu declínio físico. Era imperioso escrever uma carta também para ti. Por que não? É facto que nunca houve a mesma facilidade de comunicação entre nós como a que existia com a nossa irmã. Isso não obsta a que também gostasse de ti… à minha maneira. Daí a razão desta carta. Além de pretender deste modo atenuar um pouco a saudade que sinto, é também minha intenção atenuar o remorso de não ter demonstrado como te admirava e amava Precisamente quando estávamos a conseguir comunicar pacificamente, partiste sem me dares tempo e oportunidade de me despedir. A verdade é que não te foi permitido despedir fosse de quem fosse…
Olho esta foto e vem-me à lembrança o modo como me protegias de todos os perigos bem como dos outros miúdos da rua quando me vias ameaçado. Sei também que te preocupavas com a minha saúde porque sempre perguntavas por mim quando ias visitar a nossa mãe.
Tudo isso me vem à ideia ao contemplar estas fotos tão distantes e já tão perto… !

2 comentários:

  1. E foi a pensar no nele (meu tio) que, apesar de nunca ter tido a felicidade de o conhecer fisicamente, o tesourinho ficou com o seu nome, Miguel...uma pequena e insignificante homenagem...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agradeço a homenagem. Por razões obvias muito me sensibilizou.
      Bjinhos

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...