Etiquetas

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

TAP - O VOO TP425

A 19 de Novembro de 1977, precisamente às 21h35, faz 35 anos que o boing B727-200-TBR se despenhou ao aterrar no aeroporto de Santa Catarina no Funchal.
Foi num dia de forte temporal que se deu essa grande tragédia de que ainda hoje existem feridas por cicatrizar em muitas famílias.
Não importa agora procurar a quem imputar a responsabilidade desta tragédia. Muito se disse e se escreveu no relatório de inquérito mas também muito ficou por dizer…
A tripulação do voo TP425 realizava o 5.º voo nesse fatídico dia por isso obviamente devia estar cansada. O acidente ocorreu à terceira tentativa de aterragem o que geralmente nunca nenhum piloto insiste em fazer...
Que me perdoem as famílias enlutadas voltar a mexer na ferida. A minha também ainda não cicatrizou. A raiva foi-se diluindo com os anos. Pretendo apenas homenagear a tripulação do voo TP425 bem como os 125 passageiros que pereceram neste acidente e principalmente o meu irmão copiloto neste voo.
Capitão: João Mimo da Costa Lontrão
Copiloto: Miguel Ângelo Guimarães Leal
Tec. de Voo: Encarnação
Assistente de Bordo: Gilda Varela Cid
Comissário de Bordo: José Paiva - retomou a linha de voo até à reforma
Assistente de Bordo: Alice Neiva Vieira – sobrevivente, nunca mais voou como tripulante.
Chefe de Cabine: José António de Quental Paveia – Faleceu no acidente.

Foi preciso dar-se este trágico acidente para que a fatídica pista fosse aumentada como aqui se pode ver.
A pista original terminava aqui. Os acesos eram péssimos o que dificultou o trabalho dos bombeiros e socorristas. A circulação foi ainda dificultada pela presença dos mirones que acorreram ao local para verem  o "espectáculo" e entupiram a única entrada de acesso. Esta via foi mais tarde interdita aos particulares mas mesmo assim dificultou a ajuda aos sobreviventes.
Foram precisos muitos anos para que eu conseguisse visitar o local fatídico...
Que descansem em paz todos quantos pereceram neste acidente.
Para mais informação, ver o vídeo:

4 comentários:

  1. Exmo Sr Jorge Guimarães,
    Em nome do SNPVAC, Sindicato Nacional do pessoal de Voo da Aviação Civil, não quer a Direcção deixar sublinhar o maior apreço pela homenagem que aqui faz àquela Tripulação a qual viveu um dia trágico no Funchal. Também nós, Tripulantes de Cabina da TAP Portugal nos solidarizamos com o seu nobre gesto publicado no seu blog. Gostaríamos ainda corrigir os dados sobre os elementos que compunham a referida Tripulação. O Comissário de bordo José Paiva foi também ele sobrevivente e retomou a linha de voo até à sua reforma. O Chefe de Cabine José António de Quental Paveia faleceu no acidente.
    Com os melhores cumprimentos,
    A Direcção

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agradeço a correcção aos elementos que recolhi em sites que ainda figuram na Net. Procedi de imediato à respectiva rectificação dos dados fornecidos. Mais uma vez o meu obrigado.

      Eliminar
  2. PARABÉNS PELA HOMENAGEM QUE FAZEM AO MEU COLEGA E AMIGO MIGUEL LEAL ( PARA NÓS COLEGAS DE ESTUDO " MIGUEL ÂNGELO " ) .
    FOI UM GRANDE AMIGO E COLEGA QUE PERDI .
    COM O SERVIÇO MILITAR E DEPOIS A VIDA PROFISSIONAL , FOMOS UM PARA CADA LADO .
    A ÚLTIMA VEZ QUE O VI E FALAMOS , FOI EM LISBOA E ELE JÁ ESTAVA NA TAP .
    A VIDA É ASSIM . ANDAMOS CÁ ATÉ DEUS QUERER .
    SILVANO MONTEIRO - TROFA

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como irmão do Miguel Ângelo não podia ter ficado mais sensibilizado com as suas palavras... Muito obrigado e um grande abraço.

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...