Etiquetas

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

ESTOU DE RESSACA

Contrariamente ao que se possa pensar a partir da leitura do título, não se trata dos efeitos da celebração da passagem de ano. A minha foi calminha, por casa, em companhia da família. Esta ressaca (não encontrei outro termo para definir este estado) provém da leitura de um livro admirável que recomendo a toda a gente para ler – “Pássaros Feridos”. Trata-se de um épico magistralmente escrito por Colleen Mccullough. Confesso que nunca tinha lido nada desta escritora que me surpreendeu pela positiva.
"Existe uma lenda acerca de um pássaro que só canta uma vez na vida, com mais suavidade do que qualquer outra criatura sobre a Terra. A partir do momento em que deixa o ninho, começa a procurar um espinheiro, e só descansa quando o encontra. Depois, cantando entre os galhos selvagens, empala-se no acúleo mais agudo e mais comprido. E, morrendo, sublima a própria agonia e solta um canto mais belo que o da cotovia e o do rouxinol. Um canto superlativo, cujo preço é a existência. Mas o mundo inteiro pára para ouvi-lo, e Deus sorri no céu. Pois o melhor só se adquire à custa de um grande sofrimento”.
É com este o texto que se inicia a leitura do livro "Pássaros Feridos".
Durante meses acompanhei os personagens deste livro, assisti ao crescimento de Meggie desde os 4 anos de idade e acompanhei o seu percurso de vida vivendo as suas alegrias e tristezas bem como de todos os outros personagens. Segui com atenção o percurso de vida de Justine e à queda de todas as suas defesas…
Trata-se de uma história apaixonante que descreve com minúcia as paisagens, sentimentos e emoções dos personagens caracterizados tanto física como psicologicamente. Com efeito, a autora disseca minuciosamente cada um dos personagens com especial relevo para os personagens femininos.
Após alguns meses de leitura cheguei à última página deste livro extraordinário. Fiquei naquele estado que designarei de ressaca em que se torna necessário um certo e determinado tempo para desencarnar os personagens que me acompanhei ao longo das cerca de 500 páginas do livro…
Compreendo agora o que acontece com alguns actores de cinema e de teatro quando interpretam um determinado personagem por um longo período de tempo. É-lhes necessária uma pausa no trabalho para conseguires desencarnar o personagem que interpretaram e readquirirem a sua própria personalidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...