Etiquetas

segunda-feira, 5 de maio de 2014

DECIDI PARAR DE PENSAR...

Há pensamentos que nos assaltam a mente quando menos se espera por maior que seja o esforço e a vontade de os afastar. Alguns são agradáveis, por isso, nem nos damos ao trabalho de os afastar… Os meus são pensamentos quase sempre desagradáveis, geradores de angústia, depressão e mal-estar. Focalizam-se geralmente no que fiz e não devia ter feito, nas desconsiderações de que sou ou penso ser alvo,… Enfim, pensamentos negativos!
Por tal motivo, decidi como dizia Charles Bukowsky, parar de pensar mesmo correndo o risco de não ter mais “material” para alimentar este Blog…
“Mas como se faz para parar de pensar?” Desde pequenos fomos formatados para pensar: “pensa bem antes de falar”, “não fales sem primeiro pensar”, “pensa nas consequências antes de agir”, pensa, pensa, pensa,… Interiorizamos a tal ponto este hábito que às vezes, de tanto pensar, quase deixamos de falar e, o que é mais grave, acabámos também por deixar de agir. É a chamada “paralisia por análise”.
O pensamento é um verdadeiro prodígio. Basta pensar em algo para conseguimos instantaneamente imaginá-lo nos mínimos pormenores. Mas, do mesmo modo que somos tão hábeis na “arte” de pensar, somos completamente inaptos a parar o pensamento… Os pensamentos afloram à mente de forma incontrolável mesmo aqueles que de todo quereríamos não pensar… Parece que quanto mais indesejados,  mais os pensamentos afloram à nossa mente. Há quem compare o acto de pensar com o de respirar. Fazemos ambos de forma ininterrupta durante toda a vida. Contudo, enquanto temos a possibilidade de suster embora por momentos a respiração, parar de pensar torna-se tarefa impossível. Por mais que se afastem determinados pensamentos, mais eles teimam em voltar…

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...