Etiquetas

sexta-feira, 23 de maio de 2014

ELES NÃO ANDAM SÓ NAS ESTRADAS...

Acompanhei em silêncio e com muita atenção a instalação de duas lombas no interior do condomínio onde habito. A realização da “obra” estava prevista para durar dois dias mas, à boa maneira portuguesa, demorou o dobro, ou seja, quatro dias. Diga-se em abono da verdade que para isso muito contribuiu o mau tempo que se voltou a sentir durante a semana… 
Não ignoro, como pessoa bem informada que sou, que aquelas coisas transversais, rígidas e violentas a que se chamam lombas, têm o objectivo de obrigar o condutor a reduzir a velocidade sob pena de danificar seriamente a viatura. Reconheço e aprovo a vantagem (e necessidade) da sua instalação junto a escolas, creches, jardins-de-infância, lares de 3ª idade… já que nem todos os condutores possuem o grau de civismo que as tornariam desnecessárias. Mas, no interior de um condomínio num percurso de acesso às garagens com cerca de 100 metros…! Valha-nos Deus…
No caso concreto deste condomínio, a existência de um portão automático (quase sempre fechado) já é motivo suficiente para limitar a velocidade de circulação no seu interior visto que obriga o condutor a parar durante a abertura automática do dito portão.
Hoje tive o “prazer” de estrear as ditas lombas e verificar que, mesmo a 20km/h o carro sofre um forte ressalto o que, a longo prazo, provocará danos de certa gravidade nas viaturas tais como:
               - Desgaste prematuro dos pneus, suspensão, apoios do motor e travões.
               - Perda de calibragem dos pneus e alinhamento da direcção.
Só posso compreender a decisão de instalar as ditas lombas por parte de alguns daqueles condutores que circulam quer nas vias urbanas, quer em autoestradas (o que é mais grave) à velocidade de 20km/h para os quais esta velocidade já é uma temeridade e inconsciência…

Eles não andam só nas estradas (a atrapalhar e a causar acidentes), também têm casas onde moram… e instalam as benditas lombas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...