Etiquetas

terça-feira, 13 de maio de 2014

"ODE AO GATO"

É na forma de gato que por vezes me segreda as mais cruas realidades. Outras vezes, apenas intrigas e mentiras. Por isso nunca sei se devo ou não dar crédito a tudo quanto a ronronar me segreda…
Já por diversas vezes aqui expressei que o gato não é o meu animal preferido. Nada que se relacione com o seu aspecto pois que os considero de rara beleza e muito menos com a sua personalidade que muito admiro. Talvez seja o receio da sua imprevisibilidade, ora ronronam ora nos cravam as unhas…
Mas tenho que reconhecer que há uma característica que nos une: a rebeldia e o fôlego com que enfrentamos a vida…
Não encontrei forma melhor para exteriorizar a minha admiração pelo bichano do que esta ode ao gato de José Jorge Letria, in "Animália Odes aos Bichos"

Tu e eu temos de permeio
a rebeldia que desassossega,
a matéria compulsiva dos sentidos.
Que ninguém nos dome,
que ninguém tente
reduzir-nos ao silêncio branco da cinza,
pois nós temos fôlegos largos
de vento e de névoa
para de novo nos erguermos
e, sobre o desconsolo dos escombros,
formarmos o salto
que leva à glória ou à morte,
conforme a harmonia dos astros
e a regra elementar do destino.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...