Etiquetas

sexta-feira, 25 de julho de 2014

O DOM DA PALAVRA

O ser humano é o único ser vivo a quem foi dado o dom da palavra como meio de comunicação interpessoal se bem que alguns cientistas defendam que todos os animais possuem uma “linguagem” própria que lhes permite comunicar entre si.
Para o ser humano o dom da palavra é tão natural que nem sempre se apercebe do poder que uma simples palavra (falada ou escrita) pode ter. Ela é de tal modo poderosa que é capaz de mudar completamente o curso de uma vida…
Para além da sua principal finalidade que é comunicar, o ser humano usa a palavra para seduzir, consolar, elogiar,… Infelizmente faz mais uso da palavra como arma de arremesso para magoar, agredir, criticar,… do que propriamente para elogiar, consolar e incentivar quem dela precisa e não há ninguém que, em algum momento da vida, não precise de uma palavra de ânimo, consolo ou elogio.
Devíamos ter sempre presente esta máxima: "Existem coisas que não voltam atrás, a flecha quando lançada, a pedra quando atirada,  a oportunidade quando surge,  e a palavra quando dita..." antes de criticar ou julgar alguém fazendo jus a esse bem precioso que nos foi dado, ou seja, a PALAVRA.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...