Etiquetas

terça-feira, 25 de novembro de 2014

ORGANIZAÇÃO DO FRIGORÍFICO

A necessidade de desocupar o frigorífico tendo em vista detectar a avaria alertou-me para a falta de racionalidade como, de um modo geral, fazemos uso deste eletrodoméstico. Pelo menos cá em casa, há dias em que se instala o caos no que respeita à arrumação sendo os alimentos enfiados nos raros espaços vazios sem qualquer critério quanto ao grau de refrigeração ou ao modo de acondicionamento. Esta prática é desaconselhada porque, se não existir algum espaço entre os diferentes alimentos, a circulação do ar frio fica comprometida o que prejudica a distribuição do frio. Isto acontece porque muitas vezes enchemos o frigorífico com alimentos que não precisam de ser conservados no frio e que em alguns casos até perdem qualidades. É o caso das frutas, tomate, feijão, pepino e abóboras. O pão também o pão se deteriora mais rapidamente no frigorífico.
Com a minha mania da organização, procurei informação relativa à organização e distribuição dos alimentos no interior do frigorífico. Na execução desta tarefa, convém não esquecer que a zona mais fria é a prateleira do fundo, por cima das gavetas dos vegetais. Essa prateleira devia ser reservada para guardar sopa, carne, peixe e restos de refeições cozinhados. Assim sendo, na prateleira superior, devemos guardar os queijos, charcutaria, manteigas e compotas.
As prateleiras do meio destinam-se a iogurtes, ovos (se não existir local apropriado na porta), restos de refeições e outros alimentos que se estraguem com facilidade.
Quanto às gavetas, sugiro que se reserve uma para legumes e a outra para fruta madura já que a “verde” deve ser deixada à temperatura ambiente para amadurecer.
Na porta, de cima para baixo, poderão ser guardados frascos de compotas, condimentos, ovos se existir local próprio e por fim o leite, água, cerveja e vinho.
É frequente utilizar caixas de plástico opaco para guardar restos de refeições. O facto de não se visionar o conteúdo, faz com que esses restos fiquem esquecidos no interior do frigorífico acabando por se estragar o que só contribui para além de ocuparem espaço, consumir energia inutilmente. Defendo a utilização de caixas de plástico (ou vidro) transparente de forma que se possa ver o conteúdo. Manias da arrumação, reconheço que, além de facilitarem a vida, contribuem também para a economia doméstica.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...