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sábado, 16 de janeiro de 2016

SEGUROS, PARA QUE VOS QUERO

Se pensava que ia encontrar aqui a listagem das boas e das seguradoras menos boas, desengane-se. Em geral, as companhias de seguros gozam de má reputação junto da população em geral que é obrigada a recorrer aos seus serviços (seguro automóvel e seguro da casa no caso de crédito bancário). Esta má reputação resulta invariavelmente de más experiências aquando de algum sinistro ou outra ocorrência.
Pessoalmente já tenho tido algumas más experiências com diferentes companhias de seguros relativamente à morosidade de resolução e à complicação burocrática que envolve. A minha última má experiência foi com o seguro de viagem quando pretendi deslocar-me à Madeira como aqui referi bem como o motivo que me impediu de concretizar essa viagem. Tendo feito um seguro no momento da compra dos bilhetes de avião, o seguro foi accionado alguns dias após o impedimento. Depois da exigência de comprovativos e outros documentos, só dia 15 deste mês foi depositado na minha conta bancária a módica quantia de 173,60 €. Atente-se que a viagem estava agendada para o dia 19 de Novembro…. Foram precisos quase dois meses e muita papelada para pagar uns míseros 173,60 euros…!
A Lei prevê que, após a comunicação do sinistro ou impedimento, a indemnização deve ser paga 30 dias após a satisfação de todos os comprovativos exigidos pela seguradora. Ora a estratégia a que as seguradoras recorrem é a exigência de vários comprovativos e outros documentos de forma faseada conseguindo assim alargar este período exigido por lei. Não se pense que esta estratégia é exclusiva da companhia de seguros Allianz, ela é usada pela maioria das seguradoras. Quem não teve ainda necessidade de recorrer aos serviços de uma seguradora ficando sujeito a montes de burocracia tendo como consequência a espera de meses e nalguns casos anos para ser indemnizado?

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