Etiquetas

domingo, 28 de fevereiro de 2016

O VÍCIO DA LEITURA

Pois é, ninguém diria que com 19 meses apenas já consegue ler apesar de ainda não falar correctamente. É assim a Princesinha, muito precoce em variadíssimos aspetos, mas no gosto pela leitura, convenhamos sai ao avô. Para já são só revistas, mas lá para os dois anitos e meio, tenciono iniciá-la nos clássicos da literatura universal. Claro que se trata de uma brincadeira da minha parte, mas a curiosidade e poder de observação da pequenita promete. A ver vamos.
O vício da leitura só traz vantagem a quem o tem e é tão prejudicial para quem gosta e quer manipular a vontade das massas… Efectivamente, através da leitura acumula-se conhecimento, enriquece-se o vocabulário, estimula-se a criatividade além de nos permitir viajar através de lugares desconhecidos pondo-nos em contacto com diferentes culturas e diferentes hábitos. Isso protege-nos de fundamentalismos e ajuda a manter a mente aberta à diferença. Ora são precisamente estas aptidões que muitos governantes não querem ver desenvolvidas nas suas populações. Os livros são armas de libertação que podem alterar realidades e mudar sociedades.

Ler é verdadeiramente viciante e, como todos os vícios, pode mesmo tornar-se doentio se descontrolado ao ponto de não ter outros interesses. Eu sou do tipo de pessoa que tem necessidade de ter sempre um livro para ler à cabeceira. Contudo, não pode ser um livro qualquer, de preferência que seja um best seller o que não é de todo garantia que seja um bom livro. Já tenho tido decepções que ficaram registadas neste blogue. Actualmente, o meu livro de cabeceira é “O quarto de Jack” de Emma Donoghue. Com apenas 75 páginas lidas das cerca de trezentas é ainda cedo para emitir uma opinião sobre a obra. Desde já declaro a minha intenção de assistir ao filme que em breve estreia em Portugal.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...