Etiquetas

domingo, 7 de fevereiro de 2016

UM PÔR DO SOL DIFERENTE

Gosto de ficar em frente ao mar a ver o sol mergulhar no oceano e ao mesmo tempo, observar quem caminha ao longo da praia gozando aquela estranha calmaria que convida a arrumar pensamentos e pacificar emoções… Alguém passeia o cão lá em baixo no areal. De vez em quando atira para longe um pequeno tronco que o mar deu à praia e logo o cão o persegue em alegre correria. De cada vez que o cão regressa com o pequeno tronco na boca, volta a atirá-lo para longe num gesto que me parece mais maquinal do que pensado. Enquanto o pau vai e vem, não folgam as costas como diz o ditado, mas pergunto-me que pensamentos povoam aquela cabeça. Que dramas, que conflitos, que emoções lhe pululam no pensamento? A raiva que transparece no arremesso daquele pau leva-me a pensar se, com ele, não irão também algumas das frustrações, desilusões e angústias que lhe vão na alma. Quem sabe? Toda a gente carrega algumas no mais profundo do seu ser.
Enquanto isto, o sol está prestes a mergulhar no oceano. Tivesse eu distraído o olhar por mais tempo naquela cena que se desenrolava no areal e teria perdido um maravilhoso espectáculo do pôr do sol.
Já vão longe cão e dona. Desta vez o pau foi arremessado com mais força para o mar talvez na tentativa de afogar o que quer que lhe povoe o pensamento e lhe aperta o coração.
O sol acabou de mergulhar no oceano sem que antes não tivesse colorido o céu de uma tonalidade rubra dourada.
Gosto de ficar em frente ao mar, de frente para o sol porque assim todas as sombras se projectam nas minhas costas…

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...