Etiquetas

quinta-feira, 7 de setembro de 2017

QUALIDADE OU DEFEITO?

Sei que sou, assumo-o sem qualquer reserva. Tudo que faço, seja o que for, tem de ficar bem feito ou então, não se faz. Talvez, por isso, haja tanta coisa por fazer….
Enfim, procuro a perfeição o que não acarreta grande mal, antes pelo contrário.
Ainda hoje não sei se “perfecionista” é qualidade ou defeito. Com a facilidade que agora há já tentei esclarecer a minha dúvida através da Internet e fiquei a saber que há quem a considere uma qualidade, mas também há quem a inclua nos defeitos classificando-a como um distúrbio da personalidade. Vá a gente entender isto…!
Inclino-me mais para o assim, assim. Sou de opinião que, ser perfecionista é uma qualidade característica dos que procuram alcançar a perfeição, de quem é organizado e sincero no que diz. É claro que prefiro esta definição!
Contudo não esqueço nem escondo, aqueles que o consideram um defeito. O mal está, como em tudo, no exagero. Ser um pouco perfeccionismo nunca fez mal a ninguém.
Presentemente, o termo tem sido usado indiscriminadamente no mercado de trabalho o que o torna um lugar comum, pelo menos a nível profissional, não conduzindo a lugar nenhum.
Seja como for, o perfecionista não é feliz, “ao tentar alcançar as estrelas, os perfecionistas acabam a correr atrás do vento” é o que diz o célebre psicólogo David Burns. E vê-se, pelas próprias folhas mortas, que o vento leva consigo a lado nenhum.
Resumindo: ser perfecionista, não significa necessariamente qualidade ou defeito. Tudo depende do contexto… e de quem o usa.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...