Etiquetas

sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

DIFERENTES FORMAS DE SOFRER

Arrisco afirmar que se trata de uma “mania” do povo português, a mania de sofrer por toda e qualquer razão que a vida prodigamente nos oferece. Pode mesmo considerar-se uma característica deste povo, sofrer por antecipação.
Em boa verdade, diga-se que esta “mania” não é exclusiva do povo português, encontra-se disseminada por esse mundo fora. Valha-nos ao menos isso, nesse aspecto é uma tendência intrínseca ao comum Homem actual.
Das diferentes formas de sofrer, antes, durante e raramente depois, a mais estúpida (assim o considero) é a primeira. De facto, quando chega a acontecer o motivo pelo qual tanto se sofreu, já a vida lhe deu a volta ou então, nem chega a acontecer e, se isso acontece, não se mostra exactamente como se imaginou…
Sofrer por antecipação não leva a coisa nenhuma. É uma perda de tempo e sobretudo, um dispêndio inútil de energia que devidamente canalizada estaria melhor empregada em qualquer coisa útil à própria vida.
Embora reconheça que é possível alterar ligeiramente o curso dos acontecimentos, o que tiver de acontecer, acontecerá quer se deposite nisso muito, pouca ou nenhuma energia…

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...